BIZÚ FORTE: 25 anos da morte de Chico Science! DEIXE SEU COMENTÁRIO!
- 09/02/2022
- 0 Comentário(s)
Há 25 anos, em um 2 de fevereiro de 1997, a música brasileira perdia uma de suas figuras mais promissoras e originais: Chico Science. Ao propor uma união entre o som de raiz, os tambores do maracatu recifense, com aqueles do "do primeiro mundo", fosse o rock, o hip-hop ou a eletrônica, o artista, junto com a Nação Zumbi, apontou um caminho que seria seguido por muitos. A influência de Chico foi sentida fortemente em trabalhos de artistas dos mais diversos segmentos.
Mais que um compositor, cantor e letrista, Science também era uma pessoa extremamente inteligente, com grande senso estético e mente de estrategista. Ao lado de Fred Zero Quatro, que formaria o Mundo Livre S/A, Chico sentiu que seria preciso fazer algo de impacto para chamar a atenção da imprensa dos grandes centros para a música que estava sendo feita em Recife naquele início de década. Surge então o "Manifesto Manguebeat" (que na verdade era "Manguebit", reforçando a ideia de união entre o primitivo e o tecnológico). Como estudioso da música pop, ele percebia que o mercado musical dos EUA e Reino Unido vivia de "cenas" e foi isso o que ele tentou, e conseguiu, transportar para cá.
Sem o seu líder, a Nação Zumbi pensou em desistir, mas a decisão de seguir em frente prevaleceu. A Nação conseguiu manter, e mesmo ampliar, o seu público e já não vive à sombra de seu antigo líder e mentor. A banda construiu uma discografia longa e pessoal, mantendo viva a ideia original de Chico: a de colocar o Recife e o resto do mundo em um mesmo caldeirão musical.
#Compartilhe